O desenho animado Os Jetsons, originalmente produzido entre 1962 e 1963, mostrava um pouco como seria o nosso futuro. Naquela década, enxergar um mundo com as tecnologias apresentadas na série era algo mais ligado à imaginação do que à previsão.
Entretanto, pouco mais de cinquenta anos depois, robôs com múltiplas habilidades, veículos com alta tecnologia, e cidades com aparência futurista deixaram de ser fruto do imaginário. O futuro e o presente estão misturados, como curvas que atravessam retas arquitetônicas.
Em meio à miscelânea cultural e patrimonial que impera no planeta, a cidade de Barcelona é um claro exemplo de convivência entre o antigo e o novo, o classicismo e o modernismo. E para ilustrar tal fato, ShBarcelona apresenta, neste artigo, a Torre Agbar, apontada para cima como um foguete prestes a explorar novos mundos.
Artigo relacionado: O Castelo de Montjuïc
Estética e funcionalidade em um só lugar
A Torre Agbar é um símbolo da arquitetura contemporanêa de Barcelona, unindo estética à funcionalidade. O arranha-céu foi desenhado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, projetista de diversos edifícios e ganhador de vários prêmios, como o Pritzker de arquitetura (em 2008).
Inaugurada em 2005, a Torre Agbar possui 35 andares e 142 metros de altura. Seu formato de foguete lhe confere um visual inconfundível, em contraste com as suntuosas e espaçosas construções que receberam o toque de Antoni Gaudí.
Quer alugar o seu imóvel? Contate-nos!
Até o ano de 2015, trabalhavam na Torre Agbar os funcionários do grupo corporativo Agbar (Aigües de Barcelona), responsável pela distribuição de água potável para os cidadãos de Barcelona. Em 2013, a empresa Emin Capital havia comprado o edifício por 150 milhões de euros, e tinha como projeto transformar a Torre Agbar em um hotel de luxo. Em maio de 2018, Facebook anunciou a abertura de escritórios na Torre Agbar, com o objetivo de criar um sistema de combate às ‘fake news‘.
Artigo relacionado: Os hotéis mais famosos de Barcelona
A nova Torre Agbar
Desde 2005, a Torre Agbar ilumina as noites de Barcelona com as cores azul e vermelha. As 60.000 placas de cristal que resplandecem no céu de Barcelona dão um toque de glamour a uma cidade tradicionalmente tomada pela inovação em design.
Uma marca que poderia ser chamada de “arquitetura barcelona”. Não é difícil imaginar, portanto, como será a nova Torre Agbar, transformada em hotel. Segundo previsões, o novo espaço terá 400 quartos e uma sacada, que oferecerá uma visão global e panorâmica da cidade.
Venha admirar o terceiro edifício mais alto de Barcelona (atrás, apenas, da Torre Mapfre e do Hotel Arts)! A Torre Agbar está localizada na Avinguda Diagonal, 211, 08018 – Barcelona.
Veja o que a ShBarcelona tem para oferecer
Já conhecia a Torre Agbar? O que acha de sua estrutura?