Cada bairro tem o seu mapa, e o de Raval é repleto de lugares que merecem uma demorada e prazerosa visita. O bairro de el Raval está situado no distrito de Ciutat Vella, cujos outros bairros são la Barceloneta, el Gòtic e Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá os pontos essenciais do Raval, um bairro que superou uma época de escuridão social, e hoje, mostra os resultados de seu processo de transformação.
Artigo relacionado: Distritos de Barcelona: Ciutat Vella
Um bairro com grandezas
É muito fácil dizer o que mais atrai nossa atenção no bairro. Em plena Rambla del Raval, um gato escuro, grande e robusto cativa qualquer pessoa que passe pelo local. O felino feito de bronze, conhecido como el Gat de Botero, é obra do colombiano Fernando Botero.
Ainda sobre as grandezas do Raval, é impossível não citarmos o Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA), situado na Plaça dels Àngels, 1. À exceção das terças-feiras, o MACBA abre suas portas para o público interessado em seus diversos tipos de exposição e atividades.
Além do MACBA, outro espaço de notável grandeza no bairro de Raval é o Palau Güell, um dos símbolos do modernismo e do repertório arquitetônico de Antoni Gaudí. Em 1984, o Palau Güell, um palácio urbano situado na Carrer Nou de la Rambla, 3-5, recebeu o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Artigo relacionado: Os 5 melhores lugares para um turista visitar em Barcelona
Outras atrações no Raval
El Raval é um bairro que passou por diversas transformações ao longo das últimas quatro décadas. Várias dessas mudanças estão relacionadas ao setor econômico do local. É na Rambla del Raval onde encontramos uma sortida variedade de centros que dão vida e crescimento ao bairro. Confira, a seguir, alguns deles:
Hotelaria
Não tão famoso quanto o W Barcelona, no bairro de la Barceloneta, o hotel Barceló Raval é ideal para quem deseja extrema comodidade, serviços de contrastada qualidade, e proximidade com o núcleo urbano de Raval. O Barceló Raval está localizado na Rambla del Raval, 17-21.
Culinária
A cidade de Barcelona é conhecida, entre outras coisas, por sua culinária. O sabor do Mediterrâneo é o cartão de visitas para os apreciadores de uma boa refeição, mas é inegável a influência que os pratos oriundos da culinária internacional têm nos diversos restaurantes da capital catalã. Em Raval, por exemplo, existe o Restaurant Palosanto, um lugar onde você poderá degustar deliciosas tapas.
Mercado La Boqueria
Trata-se do mercado mais famoso de Barcelona. Mais que um lugar para comprar alimentos, o La Boqueria possui bares e oferece cursos de culinária. O mercado está situado na La Rambla, 91.
O que acha do bairro de El Raval?