Ao longo de sua centenária história, o FC Barcelona trouxe ao mundo alguns dos mais incríveis espetáculos futebolísticos de todos os tempos. A instituição catalã, considerada més que un club (mais que um clube) para seus fiéis torcedores, tem o poder de atrair os melhores jogadores de cada época. Logicamente, os de origem brasileira sempre estiveram nessa lista.
Seu jogo bonito, unido à filosofia de futebol do Barcelona, os jogadores fizeram e fazem valer a pena cada euro pago para assistir aos jogos da equipe azul-grená. ShBarcelona conta um pouco da passagem dos principais jogadores brasileiros na história do FC Barcelona.
Artigo relacionado: Expressões artísticas catalãs – parte 4: o futebol-arte
Uma boa defesa faz um bom ataque
O time de Lionel Messi é famoso pela arrasadora capacidade goleadora. Quando pensamos em gols, logo nos vêm a mente os nomes dos jogadores de ataque. Entretanto, na história recente do Barça, dois jogadores da defesa blaugrana marcaram seus nomes na memória dos culers: Belletti e Daniel Alves.
Conheça o FCB e fique em Barcelona!
Jogando na lateral direita, eles contribuíram para a conquista de importantes títulos. Belletti, lateral direito do Barcelona, que não destacou-se como Daniel Alves, fez o gol do título da Champions League, em 2006. Em 17 de maio de 2016, o ex-jogador do São Paulo relembrou o feito.
Daniel Alves chegou ao Barça em 2008, e é considerado o melhor lateral direito de toda a história do clube. Seus números falam por si sós: 102 assistências e 23 gols marcados em suas oito temporadas no clube catalão. Além disso, é o jogador que mais conquistou títulos na história do futebol mundial: foram 40 troféus levantados, tendo conquistado 23 deles como jogador do Barcelona.
Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 1: futebol
Ataque ou a arte de fazer gols bonitos
Trinta e três jogadores brasileiros já vestiram, ao menos uma vez, a camisa blaugrana. O primeiro grande destaque foi, sem dúvida alguma, Evaristo de Macedo. Nascido em 1933, no Rio de Janeiro, Evaristo marcou uma época com sua formidável técnica e instinto goleador. Disputou 226 partidas pelo clube, e marcou 178 gols.
Mais recentemente, quatro jogadores, cujos nomes iniciam com a letra R, deleitaram os barcelonistas com suas obras de arte. Suas jogadas e gols permanecem em nossas memórias, tal qual uma apresentação de Harry Houdini, o grande ilusionista.Os jogadores brasileiros Ronaldo (51 jogos, 47 gols), Romário (82 jogos, 53 gols), Rivaldo (253 jogos, 136 gols) e Ronaldinho (250 jogos, 110 gols) são quatro dos melhores jogadores do Barcelona.
Ronaldinho, em especial, pode ser considerado o melhor brasileiro da história azul-grená. Seu sorriso, dribles que eram autênticas obras de arte, assistências e gols deram nova vida a um clube que passava por uma crise esportiva. Muitos torcedores o consideram como o ‘tutor’ de Messi.
Entre 2013 e 2017, Neymar foi um dos principais nomes da equipe azul-grená. Em sua breve passagem pelo Camp Nou, marcou 105 gols em 186 partidas. Com Messi e Suárez, formou um dos trios de ataque mais poderosos da história do futebol mundial: foram 228 gols nos 110 jogos que atuaram juntos. Uma das melhores partidas que disputou como culer foi, sem dúvida alguma, no dia 8 de março de 2017, contra o PSG.
Naquela data, seus gols e assistência para o gol decisivo do jogo foram fundamentais na histórica virada do Barça na Liga dos Campeões da Europa (6 – 1). Após a saída de Neymar para o futebol francês, mais dois brasileiros chegaram ao clube blaugrana: o meio-campista defensivo Paulinho, e o meio-campista ofensivo Coutinho, ambos titulares na seleção brasileira comandada por Tite.
Em julho de 2018, a saga brasileira no Barça ganhou outros dois personagens no Futbol Club Barcelona, os jogadores Arthur e Malcom, dois jovens jogadores com um futuro bastante promissor. Neste 2019, chegou ao clube o goleiro Neto, que defendia o Valencia.
O que mais você sabe sobre a história dos jogadores brasileiros no FC Barcelona?