Cerveja é cerveza em espanhol e cervesa em catalão. Até aí, improvisando um portunhol ou mesmo em bom português, é fácil pedir uma cerveja. As dificuldades começam quando garçom pergunta (e eles o fazem invariavelmente): “Botella?” Sabendo ou não o que significa, se você responder que sim, se prepare que ele vai continuar com todo um menu de termos cervejeiros locais: “Mediana? Quinto?…”
Birra – É um sinônimo informal de cerveja, palavra apropriada do italiano, que por sua vez adaptou o termo alemão “Bier”.
Mediana – É a cerveja em garrafa de 33cl. Este termo só é usado em Barcelona. Peça simplesmente “una mediana” ou, se quiser realmente impressionar, “una mitjana” em catalão. No resto da Espanha, uma garrafa de 33cl chama-se “tercio”, ou seja, um terço de litro.
Quinto – Essa é fácil: uma garrafinha de cerveja de 20cl ou um quinto de litro. Também conhecida como “botellín”.
Caña – Esse é o nosso famoso chope, a cerveja de barril. Por isso que se você pedir uma cerveja, invariavelmente vão te perguntar: “Botella?” (garrafa). Como no Brasil, ninguém pede uma cerveja quando quer um chope. Neste caso, peça diretamente “una caña”.
Clara ou Rubia – Você que deu uma estudada, já sabe que “rubia” é loira em espanhol. Mas vai levar uma surpresa se resolver fazer a tradução literal e pedir “una rubia”. Rubia é cerveja com refrigerante de limão ou limonada, uma mistura muito comum na Espanha. Se quiser experimentar, peça “una clara”, que é o termo mais usado.
Agora que você está pronto para “ir de cañas” – expressão muito comum que significa sair para beber umas – aproveite para experimentar uma cerveja local:
As Principais Cervejas Catalãs
Produção: Desde 1876 Produção: Desde 1946
Fabricante: Grupo Damm Fabricante: San Miguel
Tipo: Larger Tipo: Larger
Teor alcoólico: 5,4º Teor alcoólico: 4,2º
Moritz Voll Damm
Produção: Desde 1856 Fabricante: Grupo Damm
Fabricante: Moritz Tipo: Märzenbier
Tipo: Larger Teor alcoólico: 7,2º
Teor alcoólico: 5,4º