A 12 de Abril de 2015 teve lugar a décima primeira edição do Paseo con Sombrero (Passejada amb Barret em Catalão), um evento de cultura popular que convida as pessoas a colocarem um chapéu e saírem para passear. Este evento foi inspirado no “Easter Parade” dos Estados Unidos no qual as pessoas passeam pela Fifth Avenue, cada uma com um chapéu diferente e orginal.
A tradição do Paseo com Sombrero teve o seu início em 2005 por iniciativa de Nina Pawlowsky e Cristina de Prada, ambas estilistas criadoras de chapéus. Foi criado como uma maneira de incentivar as pessoas a se expressarem através do uso deste acessório. Cada ano mais pessoas vão aderindo à passeata, com mais e mil pessoas caminhando pelas ruas com um chapéu na cabeça.
Para poder se unir ao movimento basta colocar um chapéu ou qualquer
Este evento foi criado para ser uma forma agradável e divertida de dar as boas vindas à primavera, convidando as pessoas a passarem o dia ao ar livre e socializar com um grande número de participantes.
Normalmente celebrado no Domingo seguinte ao da Páscoa, o Paseo con Sombrero atrai pessoas de todos os tipos. A aderência de um grupo de passeadores tão heterogêneo faz deste evento algo fascinante, já que podemos observar chapéus e adornos bastante originais.
O percuso começa na Rambla Cataluña ao meio dia e termina na Gran Vía.