O consumo de maconha é um tema que vem gerando controvérsia há muitos anos. Existem aqueles que apoiam a sua legalização em forma de uso medicinal, e outros que, por outro lado, rechaçam a ideia.
Um bom lugar para se informar sobre o assunto é o Hash Marihuana & Hemp Museum, em Barcelona. O museu, que possui mais de 6000 artigos relacionados com o tema, apresenta os vários aspectos do uso da maconha na cultura humana. Neste artigo de ShBarcelona, apresentamos algumas informações sobre esse museu tão peculiar.
Artigo relacionado: O mundo (não tão) secreto da maconha em Barcelona
A coleção de Ben Dronkers, o fundador do museu, inclui uma variedade de artigos como cachimbos, posters, livros, sapatos, guitarras e pinturas raras que mostram o uso da maconha de forma recreativa nos séculos XVI e XVII.
O Hash Marihuana & Hemp Museum ensina também aos seus visitantes sobre o uso de hemp na indústria para a criação de óleo, tapetes de ioga, papel, roupa, calçado, cordas, plástico e muito mais.
Uma grande parte da exibição do museu está dedicada ao uso cultural da maconha, dando a conhecer o seu uso como parte do processo de inspiração de artistas como Bob Marley e John Lennon, como parte de cerimônias religiosas e como forma de recriação.
Os visitantes também poderão aprender sobre o uso medicinal da maconha e a maneira como foi usada em tempos antigos pelos médicos, que recomendavam o seu consumo a pacientes que sofriam de certos prolemas de saúde.
Artigo relacionado: Os museus mais desconhecidos de Barcelona
Por fim, os visitantes poderão ler sobre o valor nutritivo deste que é um dos melhores grãos da Terra. Ricos em proteína e ácidos gordos e pobres em gorduras saturadas, as sementes de maconha fazem parte da dieta de muitos animais, podendo também enriquecer a dieta de humanos.
O Hash Marihuana & Hemp Museum está aberto todos os dias, e o seu horário de funcionamento é das 10h às 22h.
A entrada no museu vale 9 por pessoa. Grupos de 10 pessoas ou mais recebem um desconto de 20%.
No bairro Gòtic, o museu está situado na Carrer Ample, 35, ao qual pode chegar usando a linha verde (L3) ou amarela(L4) do metrô, saindo na paragem Drassanes (L3) ou Jaume I (L4).
Já frequentou este museu de Barcelona dedicado à maconha?