Alessandra Ambrosio, Colin Farell, Gisele Bündchen, Naomi Watts, Anne Hathaway, Julia Roberts, Drew Barrymore e até a rainha Letícia são algumas das incontáveis personalidades que praticam ioga.
Esta arte milenária para fortalecer a mente e, principalmente no Ocidente, também o corpo é tão popular que a ONU decidiu proclamar o Dia Internacional da Ioga: 21 de Junho.
Neste artigo de ShBarcelona, apresentaremos algumas formas de ioga, e onde praticá-las em Barcelona.
Artigo relacionado: Aulas de ioga em inglês em Barcelona
A ioga foi sendo introduzida no Ocidente pelos soldados e funcionários britânicos durante a ocupação da Índia, entre 1858 e 1947. De lá pra cá, além da ocidentalização desta disciplina, novas formas foram surgindo.
Hoje em dia existem desde formas híbridas _como Yogalates (com pilates), Spingyoga (com spinning) e Polga (com pole dance)_ até invenções específicas para diferentes segmentos _como Ganja ioga, ioga Equina, ioga com gato, ioga sem roupa, flow yoga, Karaoke ioga, ioga para gordos e ioga em pranchas de Surf.
Esta última já chegou a Barcelona. O Hotel W incluiu recentemente esta modalidade de ioga em pranchas de surf no programa de sua academia.
Entre as variantes híbridas, outra bem conhecida é a Acroyoga (com acrobacias), praticada por Gisele Bündchen. E ainda tem a ioga Bikram, que se pratica em uma sala úmida, a 40ºC e durante 90 minutos.
Artigo relacionado: Centros culturais: cursos e atividades em Eixample
Entre as novas formas mais conhecidas também há Iyengar, Power yoga, mas as práticas tradicionais continuam sendo as mais populares:
Hatha Yoga – A mais conhecida no Ocidente. Como explica o blog Iogui, “incorpora posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama) e meditação / concentração / relaxamento (dharana e dhyana)”.
Vinyasa Yoga – “Incorpora posturas (asanas) que criam uma meditação em movimento, e meditação estática no final da aula / concentração /relaxamento (dharana e dhyana)”, como conta o post sobre Vinyasa do blog Yogui.
Ashtanga – Incorporar passo a passo os oito limbos: Yama (auto-disciplina), Niyama (observância religiosa), Asana (postura), Pranayama (contenção da respiração), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração). Dhyana (meditação) e Samadhi (estado de supra-consciência). Saiba mais neste post do blog Yogui.
Onde praticar em Barcelona? Depende do tipo de ioga que você prefere. Confira os principais centros no bairro do Eixample e quais tipos você pode praticar em cada um deles:
Bikram Yoga Barcelona: Aulas de ioga Bikram
Onde: Carrer de Pau Claris, 97
ShuniaYoga: Kundalini Yoga, Hatha Yoga e Hatha Vinyasa Yoga
Onde: Carrer de Calàbria, 87
Ioga BCN: Yoga Iyengar
Onde: Rosselló, 184
Yoga Studio Barcelona: Hatha Yoga, Rishikesh (Sivananda), Ashtanga Vinyasa Yoga, Iyengar Yoga e Vinysa (Flow)
Onde: Plaça de la Universitat, 4
Yogaroom Barcelona: Vinyasa Flow e Ashtanga Mysore
Onde: Carrer Casanova, 27
Yoga Mandir: Sistema Satyam, que se caracteriza por ser dinâmico, fluído e progressivo. Clique neste link para saber mais
Onde: Carrer d’Aribau, 70
Onde você pratica ioga em Barcelona?