A Catalunha tem uma variedade paisagística muito rica. De norte a sul e de leste a oeste, encontramos praias, montanhas, rios e vales que fazem com que as quatro províncias catalãs mereçam uma visita. Algumas paisagens são bonitas em qualquer época do ano, mas ficam ainda mais belas durante o inverno, especialmente quando há neve. Caso você goste do frio, e queira aproveitar algum fim de semana para conhecer tudo que a natureza tem a oferecer, leia este artigo de ShBarcelona sobre excepcionais cenários de inverno na Catalunha.
Artigo relacionado: As paisagens mais bonitas do outono na Catalunha
A beleza do inverno
Podemos assegurar a todos os amantes das montanhas que, sob qualquer ângulo, os Pirineus catalães são espetaculares durante o inverno. Uma das áreas mais encantadoras é o Parc Nacional d’Aigües Tortes i Estany de Sant Maurici. Esse parque nacional está situado entre as comarcas de Alta Ribagorça, Vall d’Aran, Pallars Jussà e Pallars Sobirà. Seus grandes desníveis te permitirão desfrutar dos diferentes ecossistemas típicos da alta montanha catalã. Com picos a mais de 3000 metros de altura e mais de 200 espelhos d’água de todos os tamanhos, formas e cores, formam um espaço único no sul da Europa. Você verá cascatas, rios, charcos, e uma variedade excepcional de espécies animais e vegetais. No inverno, a neve cobre os picos mais altos, e alguns de seus pequenos lagos e espelhos d’água ficam congelados. Um lugar mágico onde você poderá admirar a beleza em seu estado mais puro enquanto faz trilhas, perfeitamente sinalizadas e acessíveis a todos. Outra paisagem de beleza excepcional da Catalunha está no parque natural vulcânico de Garrotxa. Você passeará por bosques magníficos, se assombrará com as cores de suas terras vulcânicas, e se encantará com as cascatas e vilarejos.
Artigo relacionado: Hotéis para uma escapada em La Cerdanya
Garrotxa possui diversas rotas com uma incrível variedade paisagística, mas há um lugar de visita imprescindível durante o inverno, Fageda d’en Jordà. Trata-se de uma das 28 reservas naturais do parque, e cresce sobre a corrente de lava de um vulcão, formando um bosque de faias único. Suas cores e luz são dignas de admiração, e são um espetáculo para quem gosta de tirar fotos de paisagens. Já em pleno coração da Catalunha, há uma paisagem com um perfil inconfundível: o maciço de Montserrat. Lá, existe um mosteiro de visita obrigatória, e o visual de suas montanhas íngremes é ainda mais espetacular quando a neve cobre seus topos. A palavra ‘Montserrat‘ vem de ‘montanha dentada’, algo que pode ser facilmente entendido quando a percorremos. Embora seja possível fazer o percurso de carro, o funicular faz com que a viagem ao mosteiro seja mais encantadora, e nos permite ver melhor o cenário. Existem outras paisagens que, durante o inverno, e apesar de não serem caracterizadas por neve e montanha, são igualmente encantadoras e bem calmas. Por exemplo, fazer o antigo caminho entre Cadaqués e Cap de Creus representa uma hora e meia de caminhada marcada pela beleza dos rochedos, das calas e dos inacabáveis tons de azul e verde do mar.
Já teve a oportunidade de se maravilhar com essas paisagens?