Raríssimas cidades têm o privilegio de contar com tantos e tão bons museus como Barcelona. A capital da Catalunha pode não ter o seu Louvre ou Museu Britânico, mas não são poucas as instituições que são verdadeiras joias.
Quem vem à cidade pela primeira vez, além das múltiplas possibilidades de atrações, se vê obrigado a escolher quais visitará e quais deixará “para uma próxima”. Outro problema é que conhecer os numerosos museus não é barato.
Destacamos alguns dos melhores museus de Barcelona e contamos quando estão de graça.
O Museu Picasso (Calle Montcada, 15-23, Born), por exemplo, um dos mais visitados e também mais caros (14 euros) da cidade, está de portas abertas todos os domingos das 15 às 20 horas e, no primeiro de cada mês, o dia todo. O grande problema são as longas filas. Portanto, é preciso ir preparado.
Uma boa alternativa para fugir das filas do Museu Picasso é conhecer o Museu de Cultures del Món (Calle Montcada, 12) que fica no edifício em frente. A instituição inaugurada no ano passado ainda não é tão conhecida e conta com um incrível acervo de artefatos de povos de todos os continentes. A entrada, que custa 5 euros, é grátis todos os domingos das 15 às 20 horas e o dia todo no primeiro de cada mês.
Existem outros dois importantes museus da região central da cidade que são gratuitos todos os domingos das 15 às 20 horas. O imperdível Museu d’Història de Barcelona (MUHBA), localizado na Plaça del Rei, no Bairro Gótico, apresenta como era a vida cotidiana há dois mil anos, a partir das ruínas romanas subterrâneas da cidade, à época chamada Barcino.
Já o Museu Marítim está instalado no imponente edifício dos antigos estaleiros reais de Barcelona. A instituição, localizada na Avinguda de les Drassanes, no bairro do Raval, apresenta réplicas de antigos navios e objetos que contam um pouco da história naval da cidade.
Outros instituições interessantes e que também estão de portas abertas nos primeiros domingos do mês são o Museu d’História da Catalunya (Plaça de Pau Vila, 3, Barceloneta, das 10 às 14:30 horas, € 4,5), que conta ludicamente o passado da região; e o renovado Museu Etnològic (Passeig de Santa Madrona, Montjuïc, das 11 às 15 horas, € 5).
Agora é se programar para aproveitar as muitas possibilidades de Barcelona sem gastar nada.