Localizada no quarteirão do bairro da Gràcia popularmente conhecido em Barcelona como “maçã da discórdia”, a Casa Batlló é uma das muitas incríveis obras de Gaudí que pode admirar durante a sua visita à capital da Catalunha. Nesta zona da cidade onde edifícios modernistas de diferentes estilos contrastam entre si e com as casas “normais” à sua volta, a fachada naturalista de inspiração marinha da Casa Batlló faz com que se destaque imediatamente.
História
Construída originalmente por Gaudí em 1877 a pedido de Lluís Sala Sánchez, foi apenas em 1904 que a Casa Battló ganhou a forma pela qual é hoje mundialmente conhecida. Até então um edifício clássico sem quaisqueres características que se destacassem, pertencia na altura a Josep Batlló, um homem de sucesso no setor têxtil e recentemente presenteado pelo rei de Espanha com um título de nobreza.
Inicialmente, Battló desejava demolir completamente o prédio e construír uma casa nova, mas Gaudí conseguiu convencê-lo de que uma remodelação seria suficiente. A fachada que hoje podemos admirar foi então finalizada em 1906, sendo que os interiores foram também completamente redesenhados. A renascida Casa Battló foi então nomeada para o prêmio municipal destinado ao melhor novo edifício desse ano, mas, curiosamente, acabou por perder em favor da Casa Lleó Morera, sua “vizinhança” na já referida “maçã da discórdia”.
Artigo relacionado: A Barcelona de Gaudí
Arquitetura
Conhecida como a "Casa dos Ossos" devido à forma e natureza orgânica de muitos dos seus detalhes, a Casa Battló é um bom exemplo de como o modernismo não se limita a um conjunto restrito de regras. Imaginativa, "fora do comum" e acima de tudo surpreendente, é uma obra com a inconfundível assinatura de Gaudí, cujo portfólio se pode argumentar que constitui por si só uma corrente arquitetónica única.
Usando e abusando das linhas curvas, a bela fachada da Casa Battló é decorada com um mosaico de cerâmica onde o laranja dourado se encontra com o mais marinho dos azuis. O telhado do edifício é outro grande motivo de espanto para o admirador incauto, fazendo lembrar o dorso de um grande réptil.
Existem diversas teorias sobre o significado de vários elementos específicos da Casa Battló, bem como da obra como um todo. No entanto, sem o lendário arquiteto para nos elucidar, resta-nos apreciar ao vivo um dos prédios mais extraordinários de Barcelona, para que possamos tirar as nossas próprias conclusões.
Artigo relacionado: Sagrada Família
Visitar a Casa Battló
A fachada é bonita, mas não é tudo o que pode ver. Para visitar o interior deste edifício de Barcelona considerado Património Mundial pela UNESCO, pode escolher entre 6 tipos de bilhete diferentes, com preços entre os 22,50€ e os 35€ - de manhã, à noite, sem data marcada, sem filas ou com direito a uma divertida teatralização. Escolha a melhor opção para si e compre o seu bilhete no site oficial da Casa Battló.
Planeia visitar a Casa Battló durante a sua estadia em Barcelona? Conte-nos tudo na caixa de comentários abaixo.