Originalmente uma vila Romana, o Gótico é um bairro histórico. Constituído por várias ruas estreitas, este bairro no qual é fácil você perder. Mas não se preocupe, porque seja qual for a rua na qual você se encontrar, se olhar com atenção em volta e para cima, encontrará sempre algum detalhe arquitetônico que vale a pena ver.
Sendo um bairro que faz parte da história da cidade, poderá ser uma boa opção fazer uma visita guiada, já que o guia saberá contar todos os detalhes dos acontecimentos passados nas ruas do Gótico.
Descendo por Las Ramblas você encontrará à esquerda a rua Portaferrissa, uma das portas de entrada à area medieval da cidade. Observe com atenção a decoração cerâmica que se encontra junto da fonte na entrada de Portaferrisa, que apresenta desenhos da antiga muralha e porta durante a Idade Média.
Já na Plaça del Pi você poderá visitar a igreja de Santa Maria del Pi, uma belíssima igreja dedicada à Virgem.
Em Plaça Nova poderá visitar outro monumento religioso, a Catedral de Barcelona. Procure acedê-la através da Calle del Bisbe, já que poderá ver a única parte conservada da antiga basílica romana da Catedral. Aproveite para entrar pelo claustro e visitar o interior.
Seguindo pela Calle del Bisbe você encontrará El Palácio de La Generalitat, que apresenta uma fachada gótica decorada com imagens que contam a lenda de Sant Jordi. Não deixe de olhar para cima enquanto caminha para não perder a belíssima ponte/varanda de inspiração gótica.
Escondida por entre ruas estreitas você encontrará a Plaça d Sant Felip Neri, uma praça tranquila com árvores e uma fonte, na qual você poderá sentar e descansar durante alguns minutos.
Também no Bairro Gótico poderá visitar um segredo bem escondido: as colunas e base de um templo de Augusto na época romana. Para encontrá-las terá que ir até uma pequena rua, a calle Paradís.
Na Plaça del Rei estará pisando o que foi um centro de poder na época medieval. Aí se encontra o Palau Reial Major.
Um pouco mais adiante você encontrará a Plaça de Sant Jaume, sede do Ajuntament de Barcelona e da Generalitat de Catalunya, dois edifícios com belos traços arquitetônicos.
Por fim poderá visitar a Iglesia de Sant Just i Pastor, que possui a fonte mais antiga da cidade. Esta igreja possui ainda hoje capitéis bizantinos que hoje são usados como fontes batismais.