Comprar ou alugar? Eis a questão. Essa seria a dúvida de Shakespeare se vivesse em nossa época, e quisesse ter uma residência própria para levar uma vida independente.
Barcelona é uma cidade cara para a maioria das pessoas que querem alugar ou comprar um imóvel, mas a verdade é que cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens.
Neste artigo de ShBarcelona, vamos analisar essa questão e solucionar as dúvidas relacionadas ao aluguel ou compra de um imóvel em Barcelona.
Artigo relacionado: Requisitos para alugar um apartamento em Barcelona
Vantagens e desvantagens de alugar ou comprar um imóvel em Barcelona
Em uma cidade tão cara como Barcelona, o valor do aluguel de apartamentos costuma ser bastante elevado em quase todos os distritos. Além disso, a demanda é tão alta que os requisitos para o aluguel de um imóvel têm sido cada vez mais exigentes.
A compra de um apartamento, logicamente, também requer um elevadíssimo investimento, e as condições de hipoteca dificilmente podem ser assumidas por tantas pessoas. Apesar das desvantagens, tanto a compra quanto o aluguel tem vantagens. Vamos analisá-las a seguir.
Vantagens do aluguel
- O investimento inicial não é tão alto, levando-se em consideração que, com a nova lei do inquilinato, o proprietário não pode exigir mais de dois meses de depósito.
- A quantidade de papéis solicitados não é grande, o que facilita as tramitações e reduz o tempo necessário para as gestões.
- Em caso de equívoco, a correção é mais fácil. Se houver erro na escolha ou se tivermos encontrado outra propriedade melhor, poderemos reverter a situação mais facilmente.
- O aluguel permite que algumas pessoas morem em determinadas áreas onde os preços de compra dos apartamentos são muito elevados.
- Em geral, o aluguel traz benefícios fiscais tanto para o inquilino quanto para o proprietário.
- Viver em um apartamento alugado significa ter menos despesas, já que muitos dos impostos associados são assumidos pelo proprietário, exceto se outras condições contratuais forem negociadas.
Desvantagens do aluguel
- O contrato estipula um tempo mínimo de permanência, e caso o inquilino precise deixar o imóvel antes do tempo estabelecido, poderá ser penalizado.
- Não é possível fazer obras ou mudanças no apartamento sem o aval do proprietário, e isso pode ser um incômodo para algumas pessoas que querem fazer melhorias úteis para o seu dia a dia.
- O apartamento nunca será seu.
- A taxa mensal será mais ou menos estável, e você não poderá se beneficiar da redução do preço dos apartamentos para compra.
Artigo relacionado: Como morar no centro de Barcelona sem estresse?
Vantagens da compra
- Como o apartamento é nosso, poderemos usá-lo como quisermos, e não teremos que esperar permissões de ninguém.
- Podemos fazer as mudanças que quisermos, como reformas e melhorias que julgarmos necessárias.
- Geralmente, os apartamentos comprados costumam ganhar valor com o tempo. Em Barcelona, o mercado de compra e venda de apartamentos costuma estar em alta.
- Serve como uma medida de poupança para o futuro.
- Uma vez pago, você deixa de ter uma despesa mensal fixa.
- Com os juros baixos, como neste momento, torna-se mais vantajoso comprar um apartamento do que alugá-lo.
Desvantagens da compra
- Logicamente, o investimento a ser feito na compra de um apartamento será muito maior.
- As tramitações são mais complexas, mais caras, e você deverá pagar mais impostos.
- Os bancos são mais rigorosos na concessão de hipotecas: no mercado atual, fornecem, no máximo, 80% do valor total.
- Se não pudermos pagar a hipoteca, podemos perder a propriedade e toda a quantia paga anteriormente.
O que é mais vantajoso para você: alugar ou comprar um apartamento?