A história documentada de Barcelona possui capítulos que foram escritos há muitos séculos. O melhor retrato desses arquivos pode ser visto nas dezenas de patrimônios espalhados pela capital catalã.
Às vezes, andar pela cidade e ir ao encontro desses lugares é como percorrer uma via medieval impregnada pelos ares góticos (que inspiraram Pablo Picasso em seu período românico).
Neste artigo de ShBarcelona, iremos a um dos lugares mais antigos e sagrados de Barcelona, a Catedral de Santa Eulàlia (também conhecida como Catedral de Barcelona), testemunha de alguns dos maiores acontecimentos da história da Catalunha e da Espanha.
Artigo relacionado: Curiosidades sobre a origem do nome Barcelona
Um pouco sobre a história da catedral
A atual estrutura da Catedral de Santa Eulàlia data do ano de 1913. Muito antes dessa época, a basílica já havia passado por transformações estruturais ligada a fatos de cunho religioso.
Durante a invasão árabe na Península Ibérica e a Reconquista, o recinto cristão, que por um tempo foi convertida em mesquita, foi seriamente danificado. No ano de 1046, o Conde de Barcelona, Ramón Berenguer, liderou a construção de uma catedral que seguiria o estilo românico.
No século XIII, mais precisamente em 1298, o local passou por mais mudanças. A nova catedral ganhou traços góticos, típicos da Idade Média. A construção dessa catedral foi finalizada, somente, no século XV.
Mais recentemente, no século XIX, a Catedral de Santa Eulàlia teve sua fachada reformada. A última transformação finalizou em 1913.
Como nota de curiosidade, vale a pena destacar o nome próprio que identifica a catedral. Eulàlia, segundo os registros históricos, foi uma jovem que, por sua devoção à fé cristã, foi duramente perseguida e torturada.
Eram tempos de dominação do Império Romano, quando o cristianismo, inicialmente, era condenado.
Artigo relacionado: O Castelo de Montjuïc
Visitando a Catedral de Santa Eulàlia
Assim como a Sagrada Família, arquitetada por Antoni Gaudí, a Catedral de Santa Eulàlia é uma basílica com uma arquitetura bela e complexa.
Ainda que você não professe religião alguma, tenha a certeza de que uma visita à catedral será um dos destaques em sua agenda de passeios em Barcelona. Em seu interior, é fácil deslumbrar-se com as pinturas, e sobretudo, com as decorações.
As visitas à catedral acontecem diariamente e em diferentes horários, de acordo com o dia e o tipo de visita. O acesso ao templo custa 7€ por pessoa.
Porém, paga-se 3€, também por pessoa, para uma visita ao terraço. Uma ótima dica para que você possa conhecer o máximo possível de locais da catedral, como a capela de Cristo de Lepanto, é levar doações, como alimentos não-perecíveis.
Para mais informações sobre as visitas à Catedral de Santa Eulàlia, ligue para o telefone 933 428 262. A Catedral de Santa Eulàlia está situada na Pla de la Seu, s/n.
Já visitou a Catedral de Santa Eulàlia? O que achou dela?