O distrito de Sant Martí é um dos lugares mais interessantes de Barcelona. É composto por dez bairros, e é um dos maiores distritos da capital da Catalunha. Alguns de seus bairros são muito populares entre os turistas que visitam a cidade, entre os quais estão o bairro de Poblenou, da Vila Olímpica ou do Diagonal Mar i el Front Marítim.
As caminhadas perto do mar, suas praias, áreas modernas e de luxo, áreas de entretenimento, além dos excelentes restaurantes de culinária mediterrânea, são as principais marcas dessas áreas. O distrito de Sant Martí tem muito a oferecer, e neste artigo de ShBarcelona, falamos um pouco sobre a história dessa região da capital catalã.
Artigo relacionado: Conheça o distrito de Sant Martí
Conheça a história de Sant Martí de Provençals em Barcelona
No início, o distrito de Sant Martí era um grande território com muitos poucos habitantes, localizado para além da muralha de Barcelona. Estendia-se do norte ao rio Besòs, e do mar ao Mont Carmel.
Antigamente, os atuais bairros de Poblenou e Besòs eram regiões pantanosas, pertencentes ao delta do rio Besòs. Pouco a pouco, a linha da costa foi recuada, e essas áreas foram urbanizadas até se tornarem o que são hoje, regiões de um dos maiores distritos de Barcelona.
Os romanos, os primeiros habitantes dessas terras, chamavam de ager provincialis as terras agrícolas próximas às colônias, responsáveis pelo fornecimento de alimentos à cidade.
A construção de uma capela românica dedicada a Sant Martí de Tours acabou sendo a origem nome atual do bairro, Sant Martí de Provençals. Ao redor, foram construídas uma sagrera (um espaço ao redor das igrejas), masies (casas rurais) e uma pequena vila que, durante séculos, foi o centro populacional de Sant Martí.
Trata-se do segundo maior distrito da capital da Catalunha, mais especificamente com 221.029 habitantes (2005), do quarto em extensão (10,8 km²), o segundo em extensão urbanizada, e sexto em densidade populacional (20. 466 hab./km²).
O território é uma área plana que deságua na costa de Barcelona. No passado, rios e córregos corriam pela área (Riera del Notari, Torrent de la Milans, Torrent del Bogatell, Torrent de la Guineu, Riera de l’Horta …) que procediam das águas de Collserola, e deram nome a ruas e algumas zonas do distrito.
Artigo relacionado: As Festas de Sant Martí
Antes de 2006, o distrito era dividido em cinco zonas: La Verneda (ao norte), Clot-Camp de l’Arpa (ao oeste), Fort Pius (próximo ao Parc de la Ciutadella) ao sul, o Poblenou ao centro, com direção para o mar, e El Besós i El Maresme ao leste. Atualmente, o distrito é composto por dez bairros diferenciados:
- El Camp de l’Arpa del Clot
- El Clot
- El Parc i la Llacuna del Poblenou
- La Vila Olímpica del Poblenou
- Poblenou
- Diagonal Mar i el Front Marítim del Poblenou
- El Besós i El Maresme
- Provençals del Poblenou
- Sant Martí de Provençals
- La Verneda i La Pau
Qual é o seu lugar preferido de Sant Martí? Envie-nos seus comentários!