O Corpus Christi é uma celebração cristã que acontece no décimo primeiro dia após Pentecostes, que é o dia que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus. Na capital da Catalunha, a celebração dessa data tem bastante história e muitas curiosidades. Neste artigo de ShBarcelona, você saberá como é celebrado o Corpus Christi na Ciudad Condal. Neste ano, será no dia 20 de junho, pelas ruas do bairro Gòtic.
Artigo relacionado: A Catedral de Santa Eulàlia
Saiba como o Dia de Corpus Christi é celebrado em Barcelona
O Corpus Christi já foi considerado a verdadeira festa major de Barcelona, sendo ela uma tradição que tem mais de seiscentos anos na cidade. Nesse dia festivo, desfilam os elementos culturais mais representativos da capital catalã. A procissão de Corpus Christi é dividida em duas partes: a primeira, lúdica, é organizada pelo Ajuntament de Barcelona, e é a que corresponde ao desfile de personagens do folclore da cidade, ao som de música e dança tradicionais. A segunda parte é caracterizada pela procissão mística, organizada pelos cônegos da Catedral. Além da procissão, que começa na Plaça de Sant Jaume e termina na Catedral, passando pela Carrer del Bisbe, o arcebispo de Barcelona celebra a missa de Corpus Christi na Catedral.
Artigo relacionado: As Festas de Santa Eulália
Uma das manifestações culturais do Dia de Corpus Christi é o L’ou com balla. Trata-se de uma tradição que data do ano de 1440, e é exclusivamente da capital catalã, e sempre chama a atenção de quem a assiste. É um pequeno espetáculo à parte. L’ou com balla é um evento que consiste em fazer “bailar” um ovo vazio sobre um jato de água de fontes de claustros, quintais e jardins de algumas instituições e casas particulares. Ao redor desse jato de água, são postas flores e cerejas. A origem e significado dessa peculiar tradição são desconhecidas, e podem ser interpretadas de diversas maneiras. Uma das teorias diz que essa tradição surgiu como um passatempo da burguesia e da nobreza, que se divertiam com o ovo momentos antes da procissão. De acordo com outra teoria, trata-se de uma homenagem à primavera e à fecundidade, representada pelo jato de água; também dizem que o ovo simboliza a exaltação à eucaristia, e que as cestas de flores, ao redor do jato de água, representam cálices.
Já passou o Corpus Christi em Barcelona? O que acha de suas tradições?