blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

As regiões mais encantadoras de Costa Brava

Imagem de uma praia da Costa Brava
Escrito por Rodrigo

Dizer qual é o lugar mais encantador da Catalunha não é tarefa fácil. Obviamente, não é pela falta de opções. Suas praias, parques naturais, monumentos históricos e vias são um convite irresistível para qualquer turista ou morador.

Neste artigo de ShBarcelona, passearemos pelas regiões mais encantadoras de Costa Brava. A singeleza dessa região litorânea catalã, presente em cada centímetro de suas vilas, faz valer muito a pena uma rápida saída de Barcelona para um descanso no paraíso situado na província de Girona.

Artigo relacionado: As melhores praias de Barcelona

Regiões de praias de Costa Brava

Imagem da região de Cadaqués, na Costa Brava

Foto por Visual Hunt

Um dos pontos de maior visitação turística da Catalunha é, sem sombra de dúvida, as praias de Costa Brava. Algumas delas estão em Cadaqués, considerada por muitas pessoas como a pérola do Mediterrâneo.

Algumas de suas praias parecem nunca ter sido acessadas, devido à qualidade de suas águas. Este pequeno município, localizado ao norte de Costa Brava, é conhecido, entre outras coisas, por ter sido residência do mundialmente renomado artista Salvador Dalí.

Em Calella de Palafrugell, uma antiga região de pescadores, temos a impressão de estarmos em uma vila cuja essência sobreviveu à grande invasão turística dos últimos anos.

É na praia de Port Bo, também conhecida como Platja de les Barques, onde é organizada a Cantada d’Havaneres, um festival de música celebrado no primeiro sábado de julho.

Mais praias encantadoras de Costa Brava encontramos em Begur, um município com cerca de 4000 habitantes situado no Baix Empordà. De todas as suas praias, destacam-se as de Sa Tuna (o azul do tipo turquesa de suas águas é algo maravilhoso), Sa Riera (a maior de Begur) e Aiguablava (cercada por uma incrível vegetação e com ótimos restaurantes de culinária tipicamente mediterrânea).

Nossa última grande sugestão de regiões de praias próximas a Barcelona é Lloret del Mar, situada ao sul de Costa Brava. Sua maior praia é a de Lloret, que conta estacionamento, quiosque, zonas de prática esportiva monitoradas durante o verão, e restaurantes.

Artigo relacionado: Férias em Barcelona: sugestões de praias e parques ecológicos

Outros pontos turísticos de Costa Brava

Imagem de Peratallada, na província de Girona

Foto por Visual Hunt

Costa Brava é muito mais do que uma região de praias. Vale a pena, aqui, tentarmos visualizar Costa Brava por meio da origem de seu nome. Muito provavelmente, a denominação “Costa Brava” teria sido trazida à tona em 1908, em um artigo escrito pelo político e escritor Ferran Agulló para o jornal La Veu de Catalunya.

Essas foram as palavras utilizadas para definir a costa de Girona: “Oh, la nostra costa brava, sense parella al món ” (Oh, a nossa costa brava, não tem igual no mundo). De fato, a riqueza histórico-cultural de Costa Brava é única, como Peratallada.

Peratallada: preservação da idade medieval catalã

Visitar Peratallada é fazer uma viagem pelo tempo. É impossível não se perder no encanto exalado pelas vielas e construções de pedra. Um de seus mais antigos patrimônios é o Castell de Peratallada, datado de 1062.

Um dos elementos culturais mais chamativos dessa região é a Fira Medieval de Peratallada. Trata-se de um evento que as pessoas usam vestes típicas daqueles anos, e é organizado uma espécie de mercado medieval com produtos feitos de modo artesanal. Para maiores informações sobre o evento, clique aqui.

Ruïnes d’Empúries: vestígios da civilização greco-romana

Admiradores da história das antigas civilizações tem uma visita marcada em Costa Brava. As Ruïnes d’Empúries são uma jazida arqueológica com restos de uma colônia grega (Empòrion, fundada na Catalunha 600 a. C.), e restos de um acampamento militar romano ao lado da cidade de Empòrion (séc. II a.C), posteriormente transformada em cidade (séc. I a.C.).

Illes Medes, o arquipélago de Costa Brava

Partindo da costa de Estartit, e a menos de 1km de distância, encontramos Illes Medes, um arquipélago com grande riqueza de fauna e flora. Os passeios para conhecer o entorno do arquipélago são feitos em submarinos e em barcos (alguns desses barcos têm fundo de cristal). Para maiores detalhes sobre viagens às Illes Medes, confira este endereço.

Já passeou pela Costa Brava? Tem alguma recomendação?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

2 Comentários

  • Rodrigo! Boa tarde! Irei a Barcelona para um congresso em outubro. Quero fazer um bate e volta até a Costa Brava. Por favor, gostaria da indicação de algum motorista de confiança para nos levar até l, partindo de Barcelona. Se puder me auxiliar de algum modo, agradeço antecipadamente.

Deixe um comentário