El Born Centre Cultural é um espaço situado no antigo mercado do Born. Desenhado pelo arquiteto Antoni Rovira i Trias em 1873, o mercado do Born levou quatro anos a ser construido. Com o início das obras no ano seguinte ao da elaboração do seu desenho, a estrutura foi inaugurada em 1878, funcionando como mercado central até 1971.
Com a passagem do tempo o mercado, encerrado, foi se degradando até que em 1977 foram iniciados trabalhos de restauração do edifício.
Mas o acontecimento que mudaria o destino do antigo mercado de Born ainda estava para vir. Em 2002 foi decidido que o edifício albergaria a Biblioteca Provincial de Barcelona. Mas quando os trabalhos de escavação começaram, foi feita uma descoberta surpreendente: o mercado havia sido construido sobre uma antiga cidade medieval.
A cidade decidiu preservar este achado histórico e a biblioteca foi passada para outro lugar. Graças a essa decisão, o antigo mercado se transformou em um centro cultural, inaugurado a 11 de Setembro de 2013, o dia que marca o fim da independência da Catalunha.
Hoje o antigo mercado está aberto a vistantes que podem entrar para conhecer as ruínas de uma cidade que fazia parte do distrito de La Ribeira, que havia sido demolida para a construção de uma estrutura militar segundo ordens do rei Felipe V.
O horário de funcionamento do Centro Cultural é de terça a domingo das 10h às 20h. O acesso ao centro é gratuito, sendo que qualquer pessoa pode entrar para conhecer a arquitetura do edifício e ver as ruínas desde o patamar superior.
Para visitar as ruínas ou as exposições temporárias será necesária a compra de um bilhete. Porém, se escolher fazer a visita no primeiro Domingo do mês, poderá aceder às ruínas e exposições gratuitamente.
El Born CC está fechado todas as segundas (exceto feriados).