Toda grande cidade tem seus pontos de referência, seja por sua história, beleza ou importância social. Neste artigo de ShBarcelona, por exemplo, listamos 10 lugares de Barcelona que você precisa visitar.
Artigo relacionado: Visitar Barcelona com pouco dinheiro
Visitar Barcelona e Gaudí
Barcelona e Gaudí formam uma parceria inconfundível. A capital catalã tem o privilégio de ser o principal recinto das produções do arquiteto catalão, um dos maiores de todos os tempos. Confira, a seguir, cinco lugares de Barcelona marcados pela genialidade de Gaudí:
Sagrada Família
Como outros pontos turísticos de Barcelona, a Sagrada Família é um dos patrimônios mundiais da UNESCO. Destacam-se nesta imponente obra os vitrais coloridos e traçados inspirados nos contornos da natureza. A Sagrada Família é um espaço aberto a pessoas ligadas a qualquer tipo de espiritualidade.
Park Güell
O Park Güell é uma espécie de jardim encantado de Barcelona. Um de seus pontos de referência é a Casa Museu Gaudí, que foi a residência do arquiteto entre 1906 e 1925. O acesso ao museu custa 5,50€. Outra lugar bastante visitado é a Plaça de la Natura, que nos permite ter uma visão privilegiada da natureza que a cerca. Um dos cartões postais do Park Güell está na Plaça de la Natura: o banco colorido de formato sinuoso.
La Pedrera
Também chamada de Casa Milà, a La Pedrera é um grande centro cultural localizado na Passeig de Gràcia. Esteticamente, é considerada um dos principais símbolos da arquitetura modernista catalã. Assim como as demais criações de Gaudí, a La Pedrera foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO.
Casa Battló
A Casa Battló, também situada na Passeig de Gràcia, possui uma rica combinação de cores, formas e linhas. É difícil decidir qual parte do monumento é a mais chamativa, devido à ousadia da criatividade arquitetônica de Antoni Gaudí. A Casa Battló pode ser visitada durante todo o ano, das 09h às 21h. A duração da visita é de uma hora.
Torre Bellesguard
A Torre Bellesguard é mais do que parte do currículo de Gaudí; é, acima de tudo, parte nobre da história da Catalunha. No começo do século XV, a Torre Bellesguard foi a residência do último rei do Condado de Barcelona. O atual monumento foi projetado por Gaudí entre 1900 e 1909. Repleta de elementos simbólicos e característicos do repertório gaudiano, a Torre Bellesguard é, sem sombra de dúvida, um dos lugares de Barcelona mais surpreendentes.
Artigo relacionado: Expressões artísticas catalãs – parte 3: a arquitetura modernista
Outros lugares incríveis de Barcelona
Logicamente, a capital catalã é muito mais que Gaudí. Confira, a seguir, outros cinco lugares incríveis de Barcelona para visitar:
Museu Nacional d’Art de Catalunya
Construído para a Exposição Internacional de 1929, o Museu Nacional d’Art de Catalunya tem exposições artísticas permanentes e temporárias de variadas épocas. Além disso, o museu oferece atividades tanto para crianças como para adultos. O preço geral da entrada é de 12 euros.
Camp Nou
Visitar Barcelona e não dar uma passada no Camp Nou? Nada disso! O estádio do FC Barcelona é o palco de alguns dos maiores espetáculos futebolísticos do mundo. O recinto esportivo conta, também, com um espetacular e moderníssimo museu, e uma grande loja de produtos esportivos de alta qualidade, a FCB Megastore.
A Catedral de Santa Eulàlia
Os contornos da arquitetura gótica de Barcelona podem ser vistos na Catedral de Santa Eulàlia (Catedral de Barcelona). Deixe levar-se pelas pinturas e decorações de uma basílica tão imponente e arquitetonicamente complexa quanto a Sagrada Família. As visitas ao local são bem econômicas: o preço da entrada para quem quiser conhecer o terraço é de 3€; o acesso ao claustro e ao templo é gratuito.
Palau de la Música Catalana
Nossa lista dos 10 lugares de Barcelona que você precisa visitar inclui mais uma joia da arquitetura catalã, o Palau de la Música Catalana. Além de poder assistir a grandes concertos musicais, os visitantes podem apreciar as espetaculares estátuas e mosaicos que embelezam este recinto. O teto de vitral colorido dá o toque de classe final.
Mercado La Boqueria
Inaugurado no ano de 1840, o Mercado La Boqueria é considerado um dos melhores do mundo pela qualidade e diversidade de seus produtos. O La Boqueria é, também, um espaço com restaurantes e bares, além de cursos de gastronomia para crianças, adolescentes e adultos.
Nos recomenda outro lugar de Barcelona?